Articles
E-Book:
Mulheres rurais e acesso às TIC: desigualdades
no direito à comunicação e à saúde
​
O e-book “Mulheres rurais e acesso às TIC: desigualdades no direito à comunicação e à saúde” estabelece diálogo entre comunicação, interseccionalidade e extensão rural, ao trazer resultados de pesquisa realizada durante a pandemia de Covid-19 com 50 mulheres rurais da Zona da Mata Mineira.
​
A obra foi construção coletiva do grupo Grupo Meios - Comunicação, Relações Raciais e Gênero, coordenado pela professora Ivonete da Silva Lopes, do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV), e é resultado do projeto “Mulheres rurais e recursos infocomunicacionais: da desigualdade de acesso às estratégias de busca de conhecimento sobre saúde”, que teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além da professora coordenadora, as pesquisadoras Daniela de Ullyséa Leal e Jéssica Suzana Magalhães Cardoso são responsáveis pela organização.
Guia de de Boas Práticas em Comunicação &
Saúde Pública para População Rural
Autoras: Ivonete Lopes (Professora PPGER/UFV), Daniela Leal (Pesquisadora PPGER/UFV) e Jéssica Suzana Magalhães (Pesquisadora PPGER/UFV).
A publicação é fruto da pesquisa “Mulheres rurais e recursos infocomunicacionais: das desigualdades às estratégias na busca de conhecimento sobre saúde em contexto pandêmico”, desenvolvida no contexto da pandemia de Covid-19 com mulheres quilombolas, assentadas e agricultoras da Zona da Mata Mineira com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O guia busca contribuir para o planejamento de estratégias de comunicação & saúde que levem em conta a diversidade social existente no rural e os fatores que aumentam a vulnerabilidade de indivíduos e comunidades.